
Cd que marcou o novo estilo da Noda de Caju
Por Nando Magnus
Falar de forró romântico sem lembrar do Forró NODA DE CAJU é impossível A banda surgiu em 1996, na cidade de Arcoverde, porém o que poucos fãs sabem é que a banda antigamente se chamava Banda Conexão. Em 1996 lançou o primeiro CD chamado "Amor à Primeira Vista", que foi sucessoAbsoluto com a música "4 Semanas de Amor".
No ano de 1997, com o segundo CD "Meu Vício" a banda definitivamente se consagrou Brasil a fora. Graças a música carro chefe deste cd a banda ganhou seu slogan "O Vício do Forró". A antiga formação contava com Iara Pâmela, Ronaldo e Roney. Já em 1998, contava com Iara Pâmela, Jaim e Claudinho,
Chega o terceiro CD "Eu Sou Louco Por Você", a banda encantava por onde passasse graças aos sucessos "Alguém Que Espero", "Eu Sou Louco Por Você", "Dona do Meu Coração", "Sonhos e Lembranças", "Eu Juro" e "Sol do Meu Verão", tais músicas abriram caminhos para que a banda conquistasse agora também o Sul e Sudeste do Brasil, tornando-se assim conhecida nacionalmente.
Foi inevitável a gravação do primeiro CD ao vivo, e em 1999 isso aconteceu, a gravação foi sediada em Arcoverde (terra natal da banda) e em Fortaleza, "Ao Vivo".O CD incluía hits como "4 Semanas de Amor", "Meu Vício", "Simples Olhar", "Sol do Meu Verão" enfim, hits dos primeiros 3 CD's de estúdio da banda e ainda "Convite de Casamento", "Calça Saint-Tropez " e "Mal Acostumado".Este CD contava com os vocalistas Iara Pâmela, Jaim, Claudinho e Roberta.
Em 2000 a banda começou a ganhar destaque na mídia, apresentou-se no Programa Raul Gil, venceu o famoso "Quadro do Banquinho" disputando com Magnificos, Caviar Com Rapadura, Circuito Musical, Wesley dos Teclados e França & Forrozão Karapebba. Nessa ocasião a banda cantou o sucesso "Eu Juro".
Alguma alterações foram feitas no quadro da banda, oportunizando a entrada da incomparável Valéria Cavalcanti juntamente com Amanda, unindo-se a Jaim e Claudinho, com a saída de Iara Pâmela.Essa reformulação propiciou a gravação do novo CD, o quinto da carreira da banda, chamado "Diz Que Me Ama", que ganhou como destaque as faixas "Eu Me Enganei", "Teu Calor", "Diz Que Me Ama" e "Atração Irresistível", Valéria até então novata na banda começa a mostrar que veio pra ficar, passando a ser a cara do Noda de Caju.
Novamente em 2000, a banda retorna ao Programa Raul Gil, para disputar mais uma vez o Quadro do Banquinho. Desta vez, contra Magnificos, Banda Domínio, Vereda Tropical, Caviar Com Rapadura e Frank Aguiar.Chegou até a disputar a final, mas não venceu a banda Domínio. Na ocasião a banda tocou o sucesso "Eu Me Enganei."
Em 2001, lança o segundo CD ao vivo. "Ao Vivo II" baseado nos sucessos dos 5 CD's anteriores, o primeiro que traz os vocalistas na capa. Foi sucesso com as músicas como "Me Beija (Vento do Norte)", "Magia Branca" e "Eu e Você".
No ano de 2002, é a vez do sétimo álbum, o cd "Pétalas Neon". Interpretada por Valéria, a canção foi emplacada no país inteiro. Nesse CD há novidades, sai Claudinho e Amanda, entram Samuel e Luciana para se juntarem a Jaim e Valéria. "Amor Perfeito", interpretada por Jaim também estoura em sucesso, assim como "É Assim", na voz de Samuel. A turnê do "Pétalas Neon" foi a maior turnê da banda e teve seu fim em São Paulo em Janeiro de 2003.
Em 2003, os “nodamaníacos” ganharam como presente 2 CD's, o oitavo fez com que a banda se diferenciasse das demais no gênero, pois foi gravado totalmente "Acústico", só voz e violão. Aoutra novidade deste disco foi a volta do vocalista Claudinho. O outro CD, o nono da banda, é o "A Rainha e o Rei" com as músicas: "A Rainha e o Rei", "Ana Cristina", "Paloma", "Nada meFaz Te Esquecer", "Dê Um Sinal" também contou com as bônus "Pétalas Neon" e "Amor Perfeito".
Em 2004, veio o décimo disco da banda e o terceiro gravado ao vivo. "Ao Vivo em Fortaleza", já diz tudo, gravado na capital cearense, só trouxe sucessos ao longo dos discos da banda, e sucessos novos como: "Bola Dividida", "Barra Pesada" e "Outra Dimensão". É o disco também que traz a estréia de Ricardinho nos vocais da banda.
Em 2005, agora com o time de vocalistas: Valéria, Jaim, Ricardinho, Wallace e Raquel, chega o 11º disco da banda. Intitulado "Capa de Revista", o CD de uma qualidade musical excelente, fez sucesso com as músicas "Capa de Revista", interpretada por Wallace, "Sem Você", interpretada por Ricardinho, "Em Busca da Paixão" interpretada por Valéria, "Esse Meu Coração" em dupla com Jaim e Wallace, "O Bilhete" dueto de Valéria e Ricardinho e "Única Saída", interpretada também por Wallace. Além de uma versão acústica de "Sem Você", encerrando o disco.
No mesmo ano, foi gravado o 1º DVD da banda, trazendo 22 sucessos entre todos os discos e conseqüentemente culminou no 12º CD da banda, com o show do DVD. Uma surpresa agradável aos fãs acontece. Iara Pâmela volta a banda.
Saem Wallace e Raquel. Os fãs ficaram muito felizes com o retorno de Iara e passaram a acreditar que seria um sonho duradouro. Logo Iara sai da banda de novo. Os fãs ficam irritadíssimos.
Ano de 2006: Chega o 13º CD da banda, "Eu Me Rendo". O CD demorou para ser lançado oficialmente, sendo apenas vendido promocionalmente nos shows da banda. Muitos fãs só conseguiram acesso ao disco porque outros fãs o disponibilizaram em MP3 na internet. No meio disso tudo, uma grande bomba, Valéria sai da banda para assumir os vocais de uma nova banda que surge, a Celebridades do Forró. Raquel retorna ao grupo, faz shows, mas logo sai rumo a nova banda que Berg Rabelo (recém saído da Gatinha Manhosa) ele havia formado, o Forró Anjo Azul. Logo, Jaim também sai da banda e os fãs ficam nervosos com tamanho desmanche no time.
Pela saída de Valéria, praticamente um ícone na banda, ao lado de Iara Pâmela, os fãs estavam passando pelo pior pesadelo que já imaginaram. Muita revolta, fãs renunciando a banda, outros esperando pra ver o que iría acontecer, etc. Ainda mais porque o CD "Eu Me Rendo" estava tomando um rumo diferente do que a banda estava acostumada a fazer, que era o forró romântico. Fazendo um disco com uma pegada mais forte, no mesmo estilo de bandas como Aviões do Forró e Saia Rodada. Neste CD, 2 músicas apenas agradaramos fãs de longa data, a faixa-título "Eu Me Rendo" e "Amor Soberano". Mas o resto do CD é muito bom, muito bem produzido.
Durante o fim de 2006 e o começo de 2007, os fãs ficavam a espera de contratações de peso para os vocais da banda. Ricardinho, Janice e Jarrão forma o novo time da banda. Também chega um novo CD, "Ao Vivo e Diferente". Fãs reclamam, outros apóiam. O CD é bem produzido e mesmo com a pegada mais pesada o estilo romântico não fica de fora. "O Céu e a Lua", traz a Noda de sempre. Romântica, no melhor estilo. E assim a banda continua, tendo ou não perdido fãs com tantas mudanças ao longo da carreira.
Mas uma coisa ninguém poderá mudar, o passado glorioso, os milhares de discos vendidos, os shows inesquecíveis, isso tudo fica namemória. Noda sempre será Noda, independente do time que a compor. E como dizem no novo CD: "É Noda, é Noda, é Noda de Cajuuu!!!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário