segunda-feira, 3 de março de 2008

A briga pela música vai terminar na Justiça


Arriba Saia acusada de ter se apropriado de música

“Pião e Coroa”, a música carro-chefe do mais recente CD do Forró Arriba Saia, o Volume 7, que está fazendo sucesso em todo o país, já tendo sido inclusive incluída no CD Forró SBT 2007, gravação que reúne uma coletânea das melhores músicas do Forró do ano passado, está no centro de uma polêmica e deve virar ação na Justiça em breve.

É que a banda está sendo acusada de ter se apropriado indevidamente da referida composição, cuja autoria é dos compositores eunapolitanos: Dobêla e Jota Bernard, e teria sido gravada sem a devida autorização. Segundo Dobêla, quando Rony Brasil estava selecionando repertório para o referido CD, esteve em Eunápolis - BA e lhe procurou para saber se havia possibilidade dele incluir “Pião e Coroa”, tendo ele (Dobêla) informado que sim. Entretanto, daí em diante não teria havido nenhum outro contato. “Só tomei conhecimento da gravação quando o CD saiu”, afirmou o compositor.

Outra reclamação, é que apesar do sucesso da música os autores não receberam ainda nenhum pagamento pela autoria da composição nem pela distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública.

Por sua vez, Jota Bernard diz duvidar até se os direitos sobre “Peão e Coroa” pertencem mesmo a eles. “Há algum tempo, liguei para a gravadora e me informaram que os direitos sobre a música pertenciam a Rony Brasil”, garante o compositor. Porém, no CD Forró Arriba Saia Volume 7 constam os nomes de Dobela e J. Bernard como autores. Os dois dispões também de um Certificado de Registro ou Averbação, emitido pela Fundação Biblioteca Nacional, Escritório de Direitos Autorais, datado de 5 de dezembro de 2007, onde constam os nomes dos dois como autores. Segundo ainda a dupla, uma testemunha que pode confirmar a autoria da música é o também compositor, músico e cantor euanpolitano, Zé Break do Forró, que no ano de 2000 foi autorizado pela dupla a fazer a primeira gravação em CD de “Pião e Coroa”.

Por todas essas questões, os dois compositores já contrataram um advogado e estarão ajuizando, provavelmente na próxima semana, uma ação contra Rony Brasil e o Forró Arriba Saia, cobrando o pagamento os direitos sobre a autoria da música, bem como sobre os decorrentes da sua execução em rádios, programas de TV, pelo clip que foi gravado, e shows que o Forró Arriba Saia vem fazendo desde que lançou o CD.

Por e-mail, avisamos a Rony Brasil e ao Forró Arriba Saia das acusações que estão sendo feitas por Dobêla e J. Bernard, oferecendo o direito de se manifestarem sobre elas, no entanto, não recebemos nenhuma resposta.

Nenhum comentário: